OPEN HARDWARE


Arduino Placa de Desenvolvimento Open-Source

Arduino é um projeto de circuito baseado em microprocessador de código aberto, da indústria Atmel. Uma placa física em código aberto baseada em um circuito de entradas/saídas simples. É também um ambiente de desenvolvimento do software Arduino. Sua linguagem de programação Arduino é uma implementação do Wiring, construída em Processing.

O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, tomando entradas de vários switches ou sensores, e controlando uma variedade de luzes, motores, mecanismos, entre outras saídas. Os projetos do Arduino podem tanto ser autônomos, como se comunicar com softwares.
As placas podem ser montadas à mão ou compradas; o código fonte IDE é livre, podendo ser baixado no próprio site do Arduino.

Como o Arduino é um produto dos EUA, por ser de código aberto, as empresas de desenvolvimento de hardware muitas vezes desenvolvem as suas. Por exemplo, eu comprei a Tatuino que é a versão fabricada pela Tato 100% compatível com o Arduino. Como o Tatuino, existem Severino, Freeduino, etc.

É uma excelente placa de desenvolvimento para quem precisa fazer projetos de hardware, e muitas vezes não tem tanto conhecimento de eletrônica. Já tem na internet uma série de bibliotecas (C++) que podem ser incluídas no seu código fonte p/ as mais variadas funções, ex: Serial, Interrupção de Timer, Manchester (RF), etc. Segue as especificações:

Microcontroller ATmega168
Operating Voltage 5V
Input Voltage (recommended) 7-12 V
Input Voltage (limits) 6-20 V
Digital I/O Pins 14 (of which 6 provide PWM output)
Analog Input Pins 6
DC Current per I/O Pin 40 mA
DC Current for 3.3V Pin 50 mA
Flash Memory 16 KB (of which 2 KB used by bootloader)
SRAM 1 KB
EEPROM 512 bytes
Clock Speed 16 MHz

E o mais interessante é que não necessita de nenhum hardware adicional para fazer a gravação no microcontrolador. Ele já vem com um BootLoader, capaz de receber todo o seu programa via serial (no caso do Arduino, ele vem com um CI da FTDI que transforma USB x Serial, assim pode conectar na USB do PC). Mas com essas especificações, já dá pra brincar um pouquinho neh…

FONTE: Rafael Quines - http://www.rafaelquines.com/blog/2008/09/arduino-open-source/

Nenhum comentário: